De 05 09/10 tivemos um período intenso de formação com os confrades de João Pessoa. Constou da programação um estudo sobre os 100 anos da presença Franciscana na Paraíba a partir da restauração da Província. Neste tempo a figura de Frei Martinho Jansweid foi muito importante. Frei Hermano coordenou esta reflexão levando-nos os trabalhos que são desenvolvidos na paróquia. Mostrou-nos também os conventos de São Pedro Gonçalves e de São Francisco no centro histórico de João Pessoa, em cada um destes edifícios, ele, contou a história. Em outra oportunidade assistimos um DVD sobre a Fraternidade de Bardel.
Com Frei Anastácio fomos conhecer as paróquias de Alhandra, Conde, Caaporã e Pitimbu que eram cuidadas pelos frades. Visitamos ainda alguns assentamento de sem-terra. Foi uma experiência muito boa de conhecer e conversar com as pessoas que vivem nesses assentamentos e lutam por um pedaço de terra. No convento, Frei Anastácio, retomou as visitas aos assentamentos fundamentando sua experiência nos documentos do Concílio Vaticano II.
No domingo, dia festivo para a Comunidade do Convento Nossa Senhora do Rosário, com a missa às 7h celebramos o centenário da Presença Franciscana na Paraíba. Nesta celebração estavam presentes nós, noviços, Frei Fernandes, Frei Marconi, Frei Paulo Calixto, Frei Manoelzinho, Frei Juscelino, Frei Adriano e todos os frades que fazem a comunidade do Convento Nossa Senhora do Rosário. Após a celebração, houve uma caminhada pelas ruas do bairro Jaguaribe para arrecadação de alimentos que serão distribuídos com os pobres daquela paróquia.
Agradecemos aos confrades Frei Hermano, Frei Anastácio, Frei Antonio Góis e Frei Vito, membros daquela fraternidade e aos funcionários pela acolhida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário