terça-feira, 25 de outubro de 2011

Festa da Colheita

A partir do dia 21 nos envolvemos nos preparativos da XV Festa da Colheita que foi celebrada no dia 23/10. Junto com membros da comunidade do Sítio Cruz ajudamos na limpeza e decoração do ambiente. Frei Jayro e Frei Edilson, professos temporários da Fraternidade do Recife, foram convidados especialmente para decorarem o local onde foi celebrada a eucaristia. Após a missa houve um show com o Roberto Malvezzi, conhecido entre as CEBs como Gogó. Agradecemos ao Frei Juvenal, aos moradores do Sítio Cruz e à Comissão Diocesana das CEBs pelo acolhimento. Terminamos esses dias de formação e participação na vida daquela comunidade com muita alegria por ver uma igreja vibrante e com muita participação do povo. Os produtos ofertados, após serem vendidos, servirão para manter os trabalhos desenvolvidos pelas CEBs naquela Diocese.









Turismo

No dia 20, à tarde, aproveitamos para conhecer a cidade de Garanhuns. Conhecemos o Santuário da Mãe Rainha, o Castelo do João Capão, o relógio das flores, a igreja do perpétuo Socorro, que por causa da sua arquitetura é conhecida como a igreja do Cuscuz, o Mosteiro de São Bento, a Catedral e o centro daquela bonita cidade.

 Castelo do João Capão




 Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

  
 Santuário da Mãe Rainha

Relógio de Flores

Formação no Sítio Cruz – PE

Entre os dias 18 e 20 de outubro tivemos um período de formação sobre Comunidades Eclesiais de Base – CEBs. O local foi o Sítio Cruz e os nossos assessores foram Frei Juvenal Bonfim, Sr. Manoel leitão e o jovem Erivaldo. Frei Juvenal nos contou sua experiência de mais de trinta anos de trabalho junto ao povo de Deus. Sr. Manoel Leitão nos contou seu trabalho, com a comunidade da Baixinha – Paranatama, para conquistar água encanada para o consumo dos moradores daquela comunidade e comunidades vizinhas e o Erivaldo seu o trabalho como membro de uma cooperativa de abelhas. O Sr. Manoel e o Erivaldo nos falaram também do seu trabalho como evangelizadores.




Festa da Virgem dos Pobres

Na tarde do domingo, dia 16/10, nossa paróquia celebrou a Festa da Virgem dos Pobres.
As festividades deram-se início às 15h 45min com uma procissão saindo do convento de Ipuarana para a gruta da Virgem dos Pobres. Lá Frei Osmar e Frei Hermano celebraram a missa festiva, que contou com a participação de muitos fiéis de Lagoa Seca e de cidades vizinhas.
Após a missa houve uma procissão até a Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde Frei Hermano encerrou essa tarde de festa.





Visita dos familiares de Frei Ronaldo

Entre os dias 15 – 17/10, nossa fraternidade teve a alegria de receber a visita dos pais - Sr. Vicente e Dona Tereza; e duas amigas - Vera e Inês, de Frei Ronaldo que vieram de Limoeiro – PE. Foram dias de alegria e partilha.
Frei Ronaldo levou-os para conhecer um pouco de Campina Grande, visitar as Irmãs Clarissas e conhecer nosso convento.
Na noite do domingo fizemos uma recreação com eles que constou entre outras coisas de apresentação de vídeos e slides.
Na manhã do dia 17, logo após o café. Eles seguiram viagem para Limoeiro e nós saímos com destino ao Sítio Cruz – Garanhuns, PE.

Visita a Comunidade do Alvinho

No sábado, dia 15/10, Frei Artur e Frei Elielton a convite de Terezinha Cabral, foram participar da novena da padroeira da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Alvinho.
A novena foi preparada pelos coordenadores da comunidade e contou com a presença de muitas pessoas, sobretudo de jovens.
Após a novena, houve uma animada quermesse com apresentações teatrais e musicais, além de barracas.





segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Formação em João Pessoa

De 05  09/10 tivemos um período intenso de formação com os confrades de João Pessoa. Constou da programação um estudo sobre os 100 anos da presença Franciscana na Paraíba a partir da restauração da Província.  Neste tempo a figura de Frei Martinho Jansweid foi muito importante. Frei Hermano coordenou esta reflexão levando-nos os trabalhos que são desenvolvidos na paróquia. Mostrou-nos também os conventos de São Pedro Gonçalves e de São Francisco no centro histórico de João Pessoa, em cada um destes edifícios, ele, contou a história. Em outra oportunidade assistimos um DVD sobre a Fraternidade de Bardel.
Com Frei Anastácio fomos conhecer as paróquias de Alhandra, Conde, Caaporã e Pitimbu que eram cuidadas pelos frades. Visitamos ainda alguns  assentamento de sem-terra. Foi uma experiência muito boa de conhecer e conversar com as pessoas que vivem nesses assentamentos e lutam por um pedaço de terra. No convento, Frei Anastácio, retomou as visitas aos assentamentos fundamentando sua experiência nos documentos do Concílio Vaticano II.
No domingo, dia festivo para a Comunidade do Convento Nossa Senhora do Rosário, com a missa às 7h celebramos o centenário da Presença Franciscana na Paraíba. Nesta celebração estavam presentes nós, noviços, Frei Fernandes, Frei Marconi, Frei Paulo Calixto, Frei Manoelzinho, Frei Juscelino, Frei Adriano e todos os frades que fazem a comunidade do Convento Nossa Senhora do Rosário. Após a celebração, houve uma caminhada pelas ruas do bairro Jaguaribe para arrecadação de alimentos que serão distribuídos com os pobres daquela paróquia.
Agradecemos aos confrades Frei Hermano, Frei Anastácio, Frei Antonio Góis e Frei Vito, membros daquela fraternidade e aos funcionários pela acolhida.









Dia de São Francisco

Viva São Francisco!
Celebramos no dia 04, a Festa de São Francisco. Neste dia tivemos um almoço festivo no Convento de Ipuarana e contamos com a presença de Padre Acírio. À tarde antes da missa festiva, tivemos uma pequena procissão que saiu da Imagem de São Francisco que fica à entrada do convento até a Igreja conventual.
Foi uma celebração bonita presidida por Hermano Wiggenhorn.  Após a celebração, aconteceu na Porciúncula um animado recreio com entre os frades.
Para nós foi muito positiva a participação do povo de nossa comunidade paroquial.






Tríduo de São Francisco

Realizou-se no período de 01 – 03/10/11 o Tríduo de São Francisco. Esta foi uma atividade realizada em conjunto com os Amigos das Vocações Franciscanas , o Instituto Secular Pequena Família Franciscana – PFF, Ordem Franciscana Secular – OFS e nós Frades Menores de Lagoa Seca. O Tríduo teve início no dia 01 às 17h30min, com a celebração eucaristia e prosseguiu  no dia 02 também com a celebração eucarística. No dia 03 aconteceu a encenação do Trânsito feita pelos noviços, coroinhas, Aspirantes das Damas Cristãs, membros da Renovação Carismática e da OFS. A pós o trânsito houve uma confraternização na Casa Porciúncula.