terça-feira, 27 de setembro de 2011

Visita a Comunidade do Morro

No último domingo dia 25 os noviços Frei Ronaldo e Frei Josué, visitaram famílias da comunidade do Morro. Lá, realizaram um momento de oração, reflexão e partilha  de experiências vivenciadas pelo povo daquela comunidade.

Experiência na comunidade do Mineiro

Os noviços, Frei Bruno e Frei Elielton tiveram a experiência de conhecer um pouco mais a comunidade do Mineiro. Chegando no sábado dia 24 de setembro, puderam conviver com Dona Arlinda e seus familiares, que lhes acolheram sua casa. No domingo, dia 25, visitaram algumas pessoas da comunidade e prepararam, junto com o povo, a celebração eucarística. A missa é celebrada ma vez por mês nesta comunidade pelo nosso vigário paroquial que se faz acompanhar pelo Sr. Glestu. Desta vez contou também com uma aspirante e uma postulante das Damas Cristãs.




Preparativos para o Tríduo de São Francisco

Iniciamos os preparativos para o tríduo de São Francisco 2011. A abertura acontecerá no dia 01 com a celebração eucarística às 17h30min; no dia 02 a celebração será aas 7h; no dia 03 está programada a encenação do Trânsito de São Francisco. No dia 04, às 17h30 celebraremos solenemente  a eucaristia. A programação terá a participação dos Amigos das Vocações Franciscanas, da Ordem Franciscana Secular (OFS) e do Instituto Secular Pequena Família Franciscana (PFF) Os ensaios para encenação do trânsito tiveram início na semana passada e conta com a direção da Sra. Vânia Olegário e com a participação dos noviços, coroinhas e aspirantes das Damas Cristãs. Cumpriremos ainda uma programação interna que consta de momento de recolhimento e o recreio após a missa do dia 04. Que esta festa de São Francisco seja um momento de reavivamento do espírito de Francisco em nossas vidas e comunidades.



Amigos do Alheio

Por duas vezes fomos surpreendidos pelos amigos do alheio. Na primeira vez eles levaram do nosso quintal seis galinhas e um galo; na segunda, eles foram surpreendidos por nós e pelo segurança do convento que impediram mais um roubo. No desespero eles deixaram a escada que usam para descer o muro. Para subir eles utilizam o poste que fica encostado ao muro pelo lado de fora.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Retiro anual da OFS de Lagoa Seca – PB

Nos dias 17 e 18 de setembro a Fraternidade Santa Clara de Lagoa Seca realizou seu retiro anual. Tomando como referência a oração de São Francisco diante do Crucifixo Frei Fernandes orientou as reflexões que segundo a avaliação foram positivas. Foi igualmente positiva a presença de Frei Hermano Wiggenhorn, pároco de Lagoa Seca, durante o almoço. O retiro aconteceu na Casa Porciúncula. Foram 20 o número de irmãos e irmãs que participaram do mesmo.




Encontro Vocacional

Aconteceu entre os dias 16 e 18 de setembro mais um encontro dos vocacionados da Paraíba. Este encontro tem a coordenação de Frei Fernandes e de Frei Lucinaldo. Estavam presentes quatro vocacionados. Por coincidir com o dia da Impressão das Chagas de São Francisco de Assis, Frei Lucinaldo refletiu com os mesmos o significado desta festa para nós. Outro tema estudado foi a Vocação de Maria.  Na noite do dia 17 recebemos a notícia do falecimento da tia do aspirante Claudiomar e no dia seguinte, logo cedo, Frei Bruno foi deixá-lo na rodoviária de Campina Grande para que ele pudesse participar dos funerais da mesma.




Festa de Nossa Senhora das Dores

Entre os dias 06 – 15/09, foi festejado em Canindé – CE, Nossa Senhora das Dores.
Por ocasião das comemorações de 50 anos de Vida Religiosa de Frei Osmar e Frei Agostinho e do centenário dos bisavós de Frei Artur, os noviços Frei Artur e Frei Ronaldo estavam em Canindé e participaram do encerramento da Festa de Nossa Senhora das Dores.
Antes da missa festiva, no dia 15, houve uma procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas de Canindé, acompanhada de um grande número de fiéis. Ao chegar à Igreja de Nossa Senhora das Dores houve a celebração da missa festiva e a festa foi encerrada com o arriamento da bandeira e uma animada seresta.


Missa em ação de graças

No mesmo dia 17, em que Frei Osmar e Frei Agostinho celebraram seus 50 anos de Vida Religiosa em Canindé, a família de Frei Artur celebrou uma missa em ação de graças pelo centenário de seus bisavós Artur Crisóstomo Lima (em memória) e Luiza Maciel Crisóstomo (em memória).
A celebração aconteceu na residência na qual os dois moraram e criaram seus 9 filhos e contou com a presença de vários membros da família (filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, sobrinhas, primos e primas) Frei Artur e Frei Ronaldo participaram desta celebração.
“Para mim, celebramos mais do que 100 anos daqueles que doaram sua vida para criar e educar seus filhos. Celebramos 100 anos de uma parte de nossa família”. Frei Artur.




Comemorações pelos 50 anos de Vida Religiosa

Neste mês de setembro nossa Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil celebrou com alegria os 50 anos de Vida Religiosa dos confrades Frei Osmar da Silva e Frei Agostinho Vieira Xavier.
As comemorações aconteceram nos dias: 07/09, em Mossoró – RN lugar no qual Frei Agostinho reside; 11/09, em Lagoa Seca – PB lugar onde Frei Osmar reside; 17/09, em Canindé – CE, cidade onde nossos confrades foram recebidos na Ordem dos Frades Menores.
Nos diversos lugares foi possível sentir o carinho do povo e dos familiares por poderem estar celebrando com nossos confrades essa data tão especial.




Grito dos Excluídos

Na terça-feira, dia 06/09, participamos juntamente com movimentos sindicais e pastorais sociais da Diocese de Campina Grande do 17º Grito dos Excluídos e Excluídas. O mesmo teve como tema: “Pela vida grita a terra... por direitos todos nós” e sua realização se deu na praça da Bandeira no centro de Campina Grande e contou  com a participação de Dom Jaime Vieira Rocha.




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

III Novinter

Entre os dias 1 – 4/09/11, no Centro Redentorista São Clemente, em Campina Grande, participamos de mais um NOVINTER. A assessoria foi de Frei Sérgio, carmelita, que refletiu conosco o tema: Teologia da Vida Religiosa Consagrada e Votos.
Com alegria do encontro dos irmãos e irmãs, vivenciamos esses dias de reflexão, partilha, orações e convívio fraterno.

Que a partir destas reflexões feitas neste encontro, possamos dar nossa resposta a Deus, que a cada momento nos chama.


Frei Sérgio




Celebrar o dom da vida

Na segunda-feira, dia 29/08, com um jantar e muita alegria, celebramos o aniversário de Aparecida (postulante das Damas). Desejamos que Deus lhe  abençoe e lhe dê a graça da perseverança em sua caminhada vocacional.

Aparecida