segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ESCOLA TEOLÓGICA

Na noite do domingo, 21/08, 32 membros da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro concluíram o curso teológico pastoral. Houve uma missa de conclusão do curso que foi celebrada por Frei Robério, pároco no período que iniciou o curso e que contribuiu muito para o curso acontecer. Desejamos aos concluintes que tudo que lhes foi transmitido possa ajudá-los em sua caminhada pastoral. A escola recebe o nome de Frei Francisco Robério.

REUNIÃO DA OFS

Na tarde do domingo, dia 21, Frei Artur e Frei Fernandes foram participar da reunião mensal da OFS. É sempre bom esses momentos de convívio e partilha entre nós. No decorrer do encontro entre orações, pontos a serem combinados e avisos, houve homenagem aos pais e louvor a Deus pela recuperação da saúde de um dos membros da fraternidade. A reunião foi encerrada após a partilha do lanche.

IV FEST VOCACIONAL EM ESPERANÇA

A paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Esperança, promoveu o quarto festival vocacional, o “Fest Vocacional”, no dia 21 de agosto, com o tema “Anunciar a Palavra que gera vida”. Tiveram representantes de algumas comunidades de vida, congregações religiosas e representando os frades, foram frei Ronaldo e o Frei Elielton. O dia foi preenchido por momentos de espiritualidade, louvor, oficinas, gincana e celebração eucarística.


ENCONTRO COM A CATEQUESE NA COMUNIDADE DO ALVINHO

No domingo, 21, Frei Artur juntamente com Aline (Aspirante Damas) foram para a comunidade do Alvinho para um momento de partilha com as crianças da catequese e do grupo da perseverança. Durante o tempo que lhes foi oferecido, buscaram desenvolver o tema: Vocação.

VISITA À PARÓQUIA DE SANTA ROSA DE LIMA

A Paróquia de Santa Rosa de Lima, em Campina Grande, celebrou sua padroeira. Por esse motivo, dia 17 de agosto, fomos convidados por Padre Acírio para conhecer a paróquia. Conhecemos as comunidades que ele acompanha e o projeto de distribuição de sopa para os mais carentes. E, à noite, participamos da celebração eucarística.


ANIVERSÁRIO DA MATRIZ

Na segunda-freira, dia 15 de agosto, a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comemorou 32 anos de construção. Na celebração foi feito um breve histórico da paróquia lembrando os frades que foram  párocos, um relato da história do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a explicação de cada parte do ícone. A celebração foi marcada pela alegria em comemorar os anos de dedicação dos frades nesta comunidade paroquial e pelo empenho todo o povo que fez parte desta história desde a fundação até os dias atuais.




segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Visita dos Familiares do Frei Bruno

Nossa casa ficou mais alegre com a visita dos familiares do Frei Bruno vindos de São Lourenço da Mata – PE. Visitaram-nos sua mãe Dona Maria do Carmo (Carminha), sua irmã Deise, seu cunhado Williams e seu sobrinho Guilherme. Chegaram no domingo, dia 14, pela manhã e ficaram até o dia 15 (segunda-feira).  Neste tempo conheceram o convento, o mosteiro das clarissas e outros pontos turísticos de Campina Grande. À noite do domingo preparamos um recreio que além dos comes e bebes, fizemos uma apresentação de fotos do nosso dia a dia e vídeos engraçados. Na segunda, dia 15, o Frei Bruno se alegrou por encontrar um companheiro de futebol, o Guilherme. Já Dona Carminha aproveitou o nosso pomar para “se deliciar” com as laranjas. Após o almoço eles retornaram para sua cidade, deixando muita alegria em nossa casa e no coração do Frei Bruno.


Tríduo da Festa de Nossa senhora do Perpétuo Socorro

Entre os dias 11 e 13 de agosto, nossa Paróquia, celebrou festivamente a sua padroeira  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O ponto alto da festa ocorreu no dia 14  iniciando com uma procissão saindo da Gruta da Virgem dos Pobres,percorrendo as principais ruas da comunidade indo  até a matriz, onde houve a celebração Eucarística. Foram dias de intensa participação de todas as pastorais, grupos e movimentos de nossa comunidade paroquial e todo o povo de Deus.



Visita de Irmã Terezinha

Nos dias 13 a 15/08 Ir. Terezinha, Franciscana de Dilligen, esteve conosco. A mesma encontrava-se em Campina Grande para tratamento de saúde e aceitou o convite de Frei Fernandes para nos fazer esta visita. Entre os momentos de convivência, ela partilhou conosco sua experiência na caminhada franciscana, seu processo vocacional, vivência de missão e convívio em fraternidade e deu-nos alguns conselhos para melhor vivência do nosso carisma. Foram momentos muito ricos de formação humana e espiritual de forma informal que ajudará em nossa caminhada. Ir. Terezinha aproveitou o domingo para visitar amigos feitos em Lagoa Seca desde o tempo em que ela foi candidata à VR residindo na Porciúncula.


Festa de Santa Clara

No dia 11/08, dia de Santa Clara, participamos, às 06h as Clarissas, em Campina Grande, da solene celebração eucarística. A mesma foi presidida por Dom Jaime e concelebrada por vários sacerdotes entre os quais nosso confrade Frei Jurandir Caetano. Estavam presentes também religiosas de diversas congregações franciscanas, representantes da Ordem Franciscana Secular e amigos freqüentadores daquele mosteiro. Após a celebração tivemos um momento de convívio fraterno com as irmãs, tocando, cantando e dançando. À tarde celebramos no convento, junto com a Ordem Franciscana Secular de Lagoa Seca e todo povo de Deus.



Podando as roseiras

No dia 11/08 convidamos Josefa Cabral, técnica agrícola, para nos ajudar a podar as roseiras de nosso jardim. Na oportunidade ela também nos orientou no plantio de algumas verduras e na adubação em geral. Josefa, no ano de 2008, orientou a turma de então no cuidado com a horta.

   

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Visitas

Faz parte do nosso programa de formação aos domingos à tarde sairmos para visitar as famílias da comunidade. A cada visita que fazemos somos bem acolhidos por todas as pessoas e para nós estes momentos são propícios de aprendizagem.


Terço dos homens no Mineiro

No dia 27 de julho a convite da comunidade do Mineiro, Frei Bruno e Frei Elielton participaram do terço dos homens daquela Comunidade. Antes da oração, os noviços foram acolhidos na casa de Dona Arlinda, onde jantaram e conversaram sobre a caminhada da comunidade.
A chuva e o frio não impediram que um bom número de idosos, adultos, jovens e crianças se fizessem presentes. Ficando marcante nessa experiência a organização com um roteiro e o momento fraterno após a oração na casa de Dona Arlinda.
Frei Elielton, OFM.

Aniversários

Celebramos com alegria no dia 24 de julho o aniversário de ordenação sacerdotal de Frei Hermano Wiggenhorn e no dia 25 o aniversário natalício de Frei Cristovão Aprígio.
Que Deus conceda a eles força em sua missão evangelizadora e muitos anos de vida.

Frei Cristovão

Frei Hermano