sexta-feira, 22 de julho de 2011

Missão Tiriyó

No sábado, dia 16, tivemos a alegria de ter um momento de partilha com nosso confrade Frei Paulo Calixto que desde 1969 está trabalhando na Missão junto aos Índios Tiriyó.
Na fala dele ficou bem presente a dedicação dos missionários que passaram por lá e se dedicaram à missão. E ainda nos disse que: “O missionário para trabalhar com os índios tem que se inserir  no meio deles: dançar, comer, estar  presente em seu dia-a-dia”.
Finalizamos nosso encontro no Museu do Índio, onde Frei Paulo mostrou-nos os trabalhos artesanais feitos pelas índias. São materiais de trabalho e outros utensílios. Que Senhor abençoe nossos irmãos em seu trabalho missionário e evangelizador.




Encontros em Ipuarana

Este mês de julho, foi marcado por vários encontros de nossa Província aqui em Ipuarana.
O Encontro da Pastoral Vocacional, foi que iniciou esse mês. Com o tema : “Possibilidades e desafios da irmã tecnologia na contemporaneidade”.
Em seguida aconteceu o I Fórum dos Frades Jovens, com o tema: “Partir novamente do Evangelho: Juventude tua vida é missão”.
Entre os dias 11 – 15, aconteceu o Retiro Provincial. Com a orientação de Irmão Bruno (Comunidade Taizé) refletimos o tema: “Espiritualidade ecológica”. No início do retiro, Frei Marconi (Ministro Provincial) desejou a todos os frades que : “A partir deste retiro, possamos revigorar nossa vida de irmãos menores”. Foram cinco dias intensos de oração, reflexão e silêncio. Tudo contribuiu para o bom andamento do retiro.
Algo que foi muito marcante durante o retiro: todas as noites nos reuníamos para partilhar nossas experiências do dia. Ir. Bruno a denominava de Escuta amorosa.
Nos dias 18 e 19 aconteceu o Encontro dos Irmãos.
Desejamos a todos os frades que, o que vivenciamos durante esses dias de encontro, de fraternidade, de alegria possa ser um revigoramento para as nossas atividades e fraternidades.




Irmão Bruno (Comunidade Taizé)

Recreio fraterno

No dia 9, participamos da confraternização  com os frades que participaram I FÓRUM DOS FRADES JOVENS de nossa província. No momento Frei Sérgio Moura foi homenageado por se tratar de seu aniversário natalício.



terça-feira, 5 de julho de 2011

Falecimento de Frei Apolinário

Ontem, dia 3, por volta de 09h30min nosso confrade Frei Apolinário, após uma parada cardíaca retornou para a casa do Pai.
Seu corpo foi velado durante todo o domingo na Igreja do Convento de Ipuarana. Na manhã da segunda-feira, contando com a presença de seus familiares, os frades e a comunidade de Lagoa Seca, foi celebrada a missa de corpo presente e em seguida deu-se o sepultamento no cemitério de Lagoa Seca.






10 anos de ordenação presbiteral de Frei Jurandir

Na noite do dia 30, fomos para Campina Grande, para no Convento de São Francisco, junto com o povo e principalmente com nosso confrade Frei Jurandir, celebrarmos seus 10 anos de vida sacerdotal e dedicação ao povo de Deus. A celebração eucarística foi presidida pelo aniversariante e contou com a participação de Dom Jaime, Bispo de Campina Grande.






Visita dos familiares de Frei Josué

Entre os dias 29 e 30/06, tivemos a alegria de receber a visita dos familiares de Frei Josué. Chegaram na manhã do dia 29 e logo à tarde os acompanhamos num passeio em Campina Grande. Lá visitamos o Mosteiro das Clarissas, o Convento São Francisco e quando voltávamos passamos no Sítio São João para que eles conhecessem um pouco das festividades juninas. Após o jantar, ao redor do fogareiro e assamos milho enquanto assistíamos a alguns filmes e conversávamos um pouco. Na manhã do dia 30, logo após o café, eles retornaram para Maceió deixando-nos contentes com a visita.


 Visita ao Mosteiro das Clarissas

 Visita ao Convento São Francisco

Sítio São João


Confraternização junina

No dia 28/06, realizamos a nossa Confraternização Junina. Para abrilhantar a festa convidamos as aspirantes, postulantes e as irmãs Damas, além do funcionário do Convento Sr. Francisco das Chagas e sua esposa.
Esta confraternização foi marcada pela felicidade e laços de amizade que temos com as irmãs. No decorrer da noite, foram apresentados dois vídeos. O primeiro mostrava um pouco de nossas atividades no Noviciado e o segundo algumas fotos que tiramos por ocasião da celebração do aniversário da Ir. Lucila. Na manhã do dia 29, as aspirantes e postulantes saíram de férias.