segunda-feira, 27 de junho de 2011

Encontro Vocacional

Neste final de semana (24 – 26/06), estiveram reunidos aqui na Porciúncula, os vocacionados para a realização do seu encontro mensal. Estiveram presentes neste cinco jovens: Claudiomar, Suelton, Jarder, Wellington e Carlinhos. Frei Fernandes e Frei Lucinaldo acompanharam os mesmos. À noite do dia 25 reservamos para a confraternização.






Comemorações Juninas

Neste mês de junho, no qual celebramos as festividades juninas, no dia 23, mais uma vez nos encontramos com as Irmãs da Instrução Cristã (Damas) para nos confraternizarmos.
No mesmo dia, nós aqui na Porciúncula em torno de uma fogueira soltamos fogos de artifícios, assamos milhos e assim aproveitamos esse momento de fraternidade.
Na sexta-feira, dia 24, dia no qual celebramos a Natividade de São João Batista, juntos com os ex-alunos (Fortaleza, Canindé, Aracaju e Ipojuca) de Ipuarana que estavam hospedados no convento participamos deste momento de alegria e festa animados por um trio de forró.







Corpus Christi

Na quinta-feira, dia 23, celebramos a festa de Corpus Christi. Data que comemora a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia.
Aqui em Lagoa Seca, participamos deste momento de celebração, fé e adoração junto com o povo de Deus que se reuniu na Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para este momento celebrativo. Após a missa, houve uma procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de Lagoa Seca. A cada parada o povo recebia a benção do Santíssimo Sacramento. A procissão terminou na Matriz com a última benção.







Aniversário de Irmã Lucila

No último dia 20, juntamente com as postulantes e aspirantes das Damas e nosso confrades, celebramos o aniversário de Irmã Lucila (formadora das postulantes e aspirantes). Iniciamos este momento festivo com a celebração da santa missa em ação de graças pelo dom da vida de nossa irmã. Após a missa houve um momento de confraternização e alegria regado com dança, quadrilha e casamento improvisados, comidas típicas deste período junino: milho cozido, milho assado, canjica, pamonha, mungunzá, etc.
Desejamos a Irmã Lucila, nossos sinceros votos de parabéns e que Deus lhe conceda luz em sua missão.






segunda-feira, 20 de junho de 2011

2º Novinter

Realizou-se entre os dias 16 – 19 deste mês, o 2º NOVINTER. Estiveram presentes as seguintes congregações: Redentoristas, OFM, Irmãs Missionárias Carmelitas e Irmãs de Caridade Mãe da Misericórdia. Este encontro foi realizado na cidade de Cabedelo – PB.
Com a ajuda e assessoria de Roberto Jefferson, membro da Escola de Fé e Política e da Cáritas da Diocese de Campina Grande refletimos o tema “Análise de Conjuntura Eclesial.”
Na oportunidade do encontro festejamos o aniversário de Frei Artur, junto os aniversários de Adriano (Redentorista), Lusinete (Irmãs de Caridade Mãe de Misericórdia) e Simone (Cozinheira da casa das irmãs). À noite do segundo dia aconteceu a confraternização junina que foi regada à base de canjica, pamonha, bolo, refrigerante e muito forró.
Nosso próximo encontro está marcado para os dias 01 – 04 de setembro, em Campina Grande – PB, na Casa dos Redentoristas.
 Turma que participou deste 2º NOVINTER.







Projeto Rio Mamanguape

Na quarta-feira, dia 15, participamos do Lançamento do Projeto Rio Mamanguape. Este é um projeto que vai ser desenvolvido com as comunidades ribeirinhas das cidades de Esperança, Matinhas, Alagoa Nova, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Montadas e Areial. Com o intuito de oferecer apoio ao acesso de populações aos recursos hídricos e infra-estrutura necessários para o desenvolvimento de iniciativas produtivas apropriadas à realidade do semi-árido e revitalização das nascentes do Rio.






Aniversário de Frei Juvenal

“Nós formamos a Igreja povo de Deus” Fr. Juvenal, junho de 2011.

Com muita alegria no último domingo 12 de junho do corrente, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, celebrou os 80 anos de nosso querido Fr. Juvenal Bonfim. Nesse dia, centenas de pessoas se dirigiram ao Recanto Franciscano, situado no Sítio Santa Cruz na cidade de Garanhuns (PE), local há 30 anos agraciado com a atuação terna e vigorosa do missionário. Estiveram presentes, representações de todo o Nordeste, lideranças e membros da comunidade local, das comunidades Eclesiais de Base (CEBS), ex-alunos do Colégio de Ipuarana e do religioso, seus familiares (cunhada e sobrinho), os confrades Adriano, Bruno e Josué. Fr. Fernandes, Definidor e Fr. Anastácio Ribeiro, Vigário Provincial, representaram o Governo Provincial.
As comemorações iniciaram-se às 12h com um almoço comunitário. E às 15h, teve início a Celebração Eucarística, presidida por Fr. Juvenal e concelebrada por padres convidados. Durante a sua homilia, Fr. Juvenal salientou a importância do dia celebrado “Pentecostes”, momento em que nasce a Igreja. Fazendo um paralelo com o Concílio Vaticano II (1962 – 1965), o mesmo, ressalta a importância do referido Concílio na vida da Igreja, sobretudo pela promoção de um retorno a sua vocação original a de “Igreja Povo de Deus”, ou seja, “Um Novo Pentecostes”.
Ao final da celebração foram feitas homenagens ao aniversariante, e após os parabéns, foi partilhado um lanche entre os presentes, enquanto os ex-alunos de Ipuarana em coro cantavam músicas que fizeram parte do cotidiano do colégio. À noite, as comemorações foram encerradas com um jantar e um tradicional forró pé-de-serra.
Que a graça de Deus que um dia trouxe a vida Fr. Juvenal, e fez morada em seu coração e ação profética junto aos pobres e excluídos, seja tomada como referencial para a nossa Igreja, fazendo suscitar Homens e Mulheres verdadeiramente Cristãos, e por isso, eternos apaixonados pelo Cristo pobre, revelado no convívio fraterno com os que diariamente são feridos, moral, social e culturalmente, e por fim, exauridos da sua dignidade de filhos e filhas de Deus.


Frei Josué Querino.


Festa de Santo Antônio em Ipuarana

Quando chegamos em Ipuarana, a Festa de Santo Antônio estava acontecendo. Participamos junto com o povo das festividades do padroeiro do Convento e de nossa Província. Todas as noites acontecia a trezena seguida de um momento de animação e confraternização ao lado da Igreja. Momentos bem animados com músicas, barracas com comidas típicas e bem participadas por todas as pessoas de Lagoa Seca e comunidades vizinhas.
A Festa de Santo Antônio foi encerrada no dia 13, com procissão e celebração festiva no Convento de Ipuarana.







Retorno as atividades

Chegamos de Canindé – CE na segunda-feira, dia 6, e retomamos as nossas atividades. Em especial começamos a colher os frutos de nosso trabalho, o milho. Limpeza do milho que, antes de sairmos para Canindé, plantamos aqui na Porciúncula. Faxina na casa.




terça-feira, 7 de junho de 2011

Encontro do Ministro Geral com os formadores e formandos da Província de Santo Antônio

No domingo, dia 5, o Ministro Geral da OFM Frei José Carballo e o Definidor Geral para a América Latina Frei Nestor Inácio Schwerz, reuniram-se com os formadores e formandos – postulantes, noviços, professos temporários – de nossa Província e refletiu a formação. Foi uma manhã muito boa de conversa e diálogo que tivemos com Frei José, manhã na qual partilhamos as luzes e expectativas da nossa formação de frades menores. À tarde o Ministro e o Definidor Geral encontraram-se com o Definitório Provincial.







Encontro com o Ministro Geral

Nos dias que aconteceu o encontro, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, recebeu a visita do Ministro Geral da OFM Frei José Rodriguez Carballo, o mesmo no dia 4 se fez presente no encontro e dirigiu aos jovens uma palavra de incentivo e esperança. No domingo, dia 5, às 6h30min teve início uma caminhada do Convento Santo Antônio para a Basílica, para participar da missa presidida por Frei José Rodrigues Carballo.O encontro da juventude foi encerrado com o almoço e muitas despedidas, neste mesmo dia 05.
Desejamos aos nossos jovens e confrades que participaram deste 1º encontro que, o que vivenciado possa ajudá-los em seus trabalhos pastorais.