terça-feira, 31 de maio de 2011

Explorando Canindé

Nos dias que antecedem o encontro que nós, iremos participar aproveitamos para visitar o Zoológico, o Museu, conversar com os romeiros, participar das celebrações na Basílica e do mês de maio. À tarde rezamos as vésperas com as clarissas. No domingo, dia 29, fomos almoçar na casa dos familiares de Frei Artur.



Encontro Nacional das Clarissas

No dia 29, com uma caminhada saindo do mosteiro do Santíssimo Sacramento, com destino a Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé, irmãs clarissas provenientes de todo o Brasil iniciaram seu encontro. Deste dia até sexta, dia 3, estarão refletindo a espiritualidade de Santa Clara tendo como assessor Frei José Carlos Pedroso, OFMCap. Já no dia 3, elas terão um encontro com o Ministro Geral OFM Frei José Carballo.



Viagem para Canindé

No dia 28, por conta das festividades dos 800 anos de fundação da Ordem das Irmãs Clarissas, do Encontro nacional da juventude da CFMB (Conferência dos Ministros Provinciais OFM do Brasil) e da Visita do Ministro Geral da OFM, nós e as irmãs clarissas do Mosteiro Santa Clara, saímos de Campina Grande com destino a Canindé. Outras irmãs dos mosteiros de Caicó e Mossoró, respectivamente, nos aguardavam para juntos seguirmos o mesmo percurso. Desejamos a todos que possam aproveitar bem esses dias que estarão celebrando todos esses acontecimentos importantes para nossa ordem.



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Início das visitas as comunidades

Na tarde deste domingo (22/05), iniciamos nossas visitas às famílias de Lagoa Seca. Frei Bruno, Frei Ronaldo e Frei Josué visitaram algumas pessoas que residem próximas a Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Já Frei Artur, acompanhou Frei Hermano até a comunidade do Mineiro, para a celebração da missa, antes porém visitaram algumas pessoas daquela comunidade.  Frei Elielton ficou em casa por encontrar-se adoentado.

Homenagem ao Frei Liberato

O Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca celebrou neste domingo (22/05) celebrou 40 anos de sua fundação. Na programação foi incluída uma homenagem ao Frei Walfrido Mohn. Frei Walfrido, na época, usava o nome religioso de Frei Liberato. Ele é um dos fundadores do sindicado. Constou também da programação a celebração eucarística que foi celebrada por Frei Anastácio Ribeiro e Frei Hermano Wiggenhorn. Frei Elielton e Frei Bruno, noviços, participaram desta programação.


Retorno de Frei Apolinário

Como tínhamos publicado antes, nosso confrade Frei Apolinário, estava hospitalizado por conta sua diabete que estava alterando suas taxas de glicose. No último sábado, 21/05, ele teve alta da Clínica Santa Clara e já se encontra em nosso convento de Ipuarana.

Aniversário de Frei Elielton

Alegramo-nos no dia 18 deste mês, pelo dom da vida de nosso irmão, Frei Elielton. No dia de seu aniversário, a mãe dele (Dona Lindinalva), lhe fez uma surpresa. Veio para Lagoa Seca passar este dia com ele.
Desejamos ao nosso irmão, que Deus lhe conceda muitas bênçãos e graças para sua caminhada!

 Frei Elielton

Frei Elielton e sua mãe (Dona Lindinalva)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

I Festival Vocacional - FESTVOC

Neste último domingo, no pátio da Catedral Diocesana de Campina Grande, ocorreu o I FESTIVAL VOCACIONAL – FESTVOC, um dia para promoção e divulgação vocacional. O evento contou com uma “feira vocacional”, onde as seguintes congregações, pastorais e movimentos: Pastoral Familiar, Comunidade Pio X, Milícia da Imaculada, Irmãs Franciscanas de Dillingen, Franciscanas Missionárias de Santo Antônio, Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, Ordem dos Frades Menores, Cônegos Regulares Lateranenses, Irmãs Lourdinas, Irmãs DAMAS, Pequena Família Franciscana, Comunidade Cristhus, Irmãs Vicentinas, Equipes de Nossa Senhora, Comunidade Obra Nova, Movimento dos Focolares, Comunidade Remidos no Senhor, Família Passionistas, Seminário Diocesano, Movimento Cursilhos de Cristandade, Associação Católica Magnificat e Redentoristas, apresentavam seus carismas através de folhetos, fotos e vídeos. Todos esses meios foram utilizados para uma promoção vocacional.




Celebrar o dom da vida

Festejamos com alegria no dia 14 de maio, o aniversário natalício de Frei Fernandes. A ele nossos votos de muitas felicidades e que Deus lhe abençoe em sua missão em nossa Província.

Frei Fernandes, OFM.

Encontro Vocacional

Neste último final de semana (14 - 15/05) recebemos, em nossa casa, os aspirantes que vieram para realizarem mais um encontro vocacional. Participaram deste encontro seis jovens: Jarder, Suelton, Carlinhos, Filipe, Claudiomar e Wellington; os promotores vocacionais Frei Fernandes, Frei Lucinaldo que acompanham os jovens da Paraíba e Frei Adriano que acompanha os jovens de Pernambuco. No encontro deste mês, foi propício para os jovens momentos de convívio entre eles e nós, noviços.



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Saúde de Frei Apolinário

Na terça-feira, dia 16/04, nosso confrade Frei Apolinário foi internado na Clínica Santa Clara, em Campina Grande. O motivo foi que sua diabete estava alta, além disso foi constatado início de pneumonia. No momento seu quadro clínico apresenta melhora, no entanto ele permanece hospitalizado. Nós temos nos alternamos no acompanhamento ao confrade.

Dois anos do Terço dos Homens

No dia 28/04 a comunidade de Lagoa Seca se alegrou e celebrou o segundo aniversário do Terço dos Homens. Para marcar esta data, outros grupos de outras comunidades se fizeram presente. Antecedendo a celebração eucarística saiu uma procissão do convento de Ipuarana até a matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.




 
“Que Nossa Senhora abençoe a caminhada destes homens que com suas orações dão um testemunho de fé e amor à igreja de Deus”

Encontro dos Guardiães

Entre os dias 25 e 28 de abril ocorreu, no Convento de Santo Antônio em Lagoa Seca, o Encontro dos Guardiães, Vigários e Coordenadores de nossas fraternidades. Participamos do recreio de abertura e no dia 27 do recreio de despedida do nosso Visitador Geral, Frei Valmir Ramos.
Nós e Frei Valmir

Semana Santa

No período da semana santa nos dividimos em dois grupos. Um grupo composto por Elielton e Ronaldo foi para o Convento de São Francisco, em Campina Grande. O outro grupo formado por Josué, Bruno e Artur ficou em Lagoa Seca. Tendo como objetivo observar as manifestações religiosas em torno dos mistérios que celebramos nesse período.
O grupo que foi para Campina Grande ajudou na preparação na confissão auricular e comunitária. Em alguns momentos participamos com o Frei Hermano dos atos litúrgicos no mosteiro das Clarissas e nas comunidades.
Os que ficaram em Lagoa Seca participaram das celebrações no convento e na matriz. Na quinta, sexta e sábado santos colaboraram nos atos litúrgicos na Vila Florestal.
Nos dois locais foi marcante o convívio fraterno com os confrades.
Vila Florestal (Lagoa Seca)

Campinhada Penintêncial (Lagoa Seca)

Celebração Eucarística (Campina Grande)

Celebração Eucarística (Campina Grande)